quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A vida na capoeira, conta Mestre Medicina

Mestre Luiz Medicina




Luiz Oliveira Rocha, mas conhecido como Mestre Medicina conta-nos que começou a jogar capoeira ainda garoto, sua origem é de família humilde e afirma que sempre gostou de esportes, em sua época na cidade de Itabuna-BA (sua terra natal) tinha uma academia de judô, que era uma escola que se jogava pra aprender, ele fazia ginástica e corridas isso quando contava com 10 anos de idade.

Logo depois, através de um amigo, ficou sabendo da capoeira, que era uma coisa que se fazia na rua, nesse momento o mesmo amigo lhe falou de um capoeirista de rua que se chamava Antônio Rodrigues (já falecido) e que o levou para as rodas de rua em Itabuna, naquele período não existiam academias de capoeira, então começou a freqüentar as rodas de capoeira e desenvolveu uma paixão imensa, mandavam o avisar, "diga àquele menino que vai ter roda".





Em um bairro ou outro ele ia, até que um dia ouviu falar do Mestre Suassuna, o Reinaldo Ramos Suassuna, que naquela época era chamado de Nado. Disseram a ele "rapaz tem uma pessoa que ensina capoeira na rodagem de Itajuípe", logo que soube disso terminou entrando na academia porque tocava berimbau, passando assim a ser aluno do Nado, hoje Mestre Suassuna. Ele tinha uns 15 anos de idade, cerca de dois anos depois Mestre Suassuna foi embora tentar ganhar a vida em São Paulo e Mestre Medicina assumiu a academia dele, alterando o nome de ACRI - Academia de Capoeira Regional de Itabuna para ACRESI - Academia de Capoeira Regional Suassuna de Itabuna.

Em 1972 ele foi para Salvador, em seguida passou no vestibular de Medicina. No segundo ano do curso ele começou um trabalho que denominava Kilombolas, porque naquele momento as pessoas faziam muito pouco capoeira, sendo rara a sua prática. Era comum se praticar Karatê ou Taicondô.


Quando estava para formar, voltou a cidade natal para fazer o último ano de medicina e só retornou a Salvador para fazer residência, tentou fazzer capoeira como escola mas não deu certo e Mestre Dedé ficou com o grupo Kilombolas, que organizou-se como Associação.

Após terminar a residência ele foi morar na Ilha Mar Grande, lá teve uma experiência incrível com rapazes que pareciam garotos, era uma alegria, uma ausência de maldade, fazia uma capoeira alegre. Lá foi feito um trabalho com as características e garotos e este trabalho sendo chamado de "meninos da Ilha", este grupo se estabeleceu.

Depois de morar 5 anos em Mar Grande ele foi morar em Cachoeira-BA, local onde já trabalhava, durante um certo tempo ficou indo e voltando, quando por fim decidiu fixar residência lá, começou outra trabalho de capoeira, nesse momento sentia que tinha uma relação com a capoeira maior ainda, que a vivência mostrou de uma forma intíma, mais apertada, que a capoeira merece.

Aí surgiu capoeira Raça, porque a capoeira Raça identifica a capoeira, nós, como uma raça diferente, é como se fosse pessoas diferentes, era largar o domingo, era se encontrar jogar, bater papo, assim ele classificou como uma raça diferente de ser humano, que é uma raça muito especial, o que elas mais querem é aprender capoeira em qualquer idade, aí ficou a idéia do nome e de gente que vive em turmas e que busca aprender a arte da capoeira.

Esse trabalho para o Mestre Medicina foi o mais incrível porque o encontrou com mais maturidade e lógico, por isso, cresceu mais, alguns alunos que faziam kilombolas passaram a adotar postura bem parecida, passando a ver a capoeira com mais serenidade, tudo belo: a graduação, a roda, o berimbau, o canto, o uniforme e aí terminaram passando a utilizar o nome capoeira Raça, o pessoal de Maceió Salve Axé que é do Ventania, China que era do grupo Kilombolas, o pessoal de Itabuna do grupo Luiz Medicina.


O Mestre Medicina não gostava o fato de uma grupo com nome de uma pessoa que não fosse o Mestre Bimba, mas aceitou que o Mestre Magrelo (Itabuna-BA) que é seu aluno tenha atribuído o nome Luiz Medicina. Mas hoje acha muito bacana a idéia de que todas as pessoas estejam na capoeira de uma forma oculta, então aprovou essa transformação do grupo Luiz Medicina para capoeira Raça, ficando feliz por isso.


A Academia para o Mestre Medicina é uma escola de vida, é uma forma de você fazer companheiros e amigos, de você melhorar mais a sua caminhada.

Ele é médico, mas quando estava exercendo sua profissão foi que conseguiu provar a si mesmo a relação que tem com a capoeira, porque estava na medicina e fez o curso em 7 anos e passou no primeiro vestibular, contudo se desencantou dentro da medicina, na faculdade se deu conta que existia esse mundo que é esse nosso e passou a viver em outro mundo que era de estudante de medicina, que não tinha nada a ver com o outro mundo e nesse momento quase desistiu da medicina. Seu irmão que o salvou e disse-lhe: "não, você vai ficar na medicina, porque na verdade a medicina parece contigo, não existem muitas pessoas que parecem com a medicina, pessoas simples que atende às pessoas de uma forma comum, tem Doutor é logico e você vai ser um médico, uma pessoa comum como outra qualquer". Isso o salvou, ele estava em Itabuna e voltou para Salvador, cortou os cabelos e começou a fazer medicina novamente, enfrentando as dificuldades de um mundo diferenta da capoeira que ele enxerga como um mundo muito especial, que vale a pena viver, seus filhos cresceram no mundo da capoeira e acredita que por isso cresceram bem.


O seu aluno e amigo Mestre Magrelo carregava Luizinho (filho do Mestre Medicina) no colo, hoje os dois jogam nas rodas, isso é coisa da capoeira, só na capoeira se consegue isso, porque as pessoas param na idade. Ele afirma o Magrelo parou, Luizinho cresceu. A Capoeira te pára, ela não impede que você envelheça, até porque não tem como isso deixar de acontecer, isso é coisa de Deus e Deus nos ofereceu o direito e a condição, se você quiser retardar o processo, você envelhece devargazinho, de uma forma doce, bacana. A capoeira é uma dessas maneiras.






4 comentários:

  1. quem foi o Mestre do Mestre Luiz Medicina ?

    ResponderExcluir
  2. Salve Capoeiras. aqui Enfezado, um aluno das antigas. Tive o przer de começar capoeira na cidade de cachoeira no final de 86, assim que o Mestre chegou no reconcavo. Naquela época, tinhamos um grupo animado. eu, Soninha, Ione, Puruca, Cortazo, Chiquinha. Preguiça, Nei, Dra. Rita e outros mais. depois chegou Jorginho, Robó, Pão de Milho... Tempo muito bom, que não volta mais. Me afastei da arte durante trina anos, mais a oito anos retornei firme. No momento treino em outro grupo, mais logo, logo estarei retornando para minha familia de coração, o Grupo Raça. salve a capoeira, salve o Mestre Medicina!

    ResponderExcluir