sábado, 14 de março de 2009

Movimentos da Capoeira






Ginga

Balanço do corpo de um lado para outro, ritmado, que exprime cadência ao jogo; o movimento do capoeira fundamental

" A ginga é a alma do capoeira"(Mestre Bimba)


Movimento acrobático conhecido como estrela, onde o indivíduo ergue uma perna depois a outra, ficando de ponta cabeça, com as mãos apoiadas no chão e as pernas abertas num ângulo de 180°, e em seguida cai com uma perna depois com a outra, fazendo um semicírculo no ar.



Aúzinho ou Aú de Angola
Basicamente é o mesmo movimento mostrado acima mas como o nome sugere é mais usado no jogo de angola e é execultado com as pernas encolhidas.




Cocorinha
Movimento de esquiva em que o jogador fica de cócoras, com uma mão defendendo o rosto e a outra apoiada no chão.



Role
Movimento onde o capoeirista desce na negativa fazendo uma volta de 360: para o lado da perna que esta estendida, retornado a posição inicial.


Chapa de Chão
Golpe traumatizante em que o capoeirista, de costas para o adversário e com as duas mãos e um pé apoiados no chão, eleva a outra perna flexionada e estende chutando o oponente com a planta do pé.



Benção
Um pontapé frontal, que atinge o adversario com o solo do pé.


Ponteira
Golpe de linha em que o capoeirista ergue a perna estendida e chuta o adversário com o peito do pé. Golpe muito perigoso, já levou vários capoeiristas a óbito.



Meia-Lua de Frente
Golpe traumatizante em que o indivíduo, na posição da ginga, ergue a perna que esta atrás descrevendo um semi-círculo de fora para dentro no ar, retornando a posição inicial.



Meia-Lua de Compasso

Golpe em que o capoeirista da um passo, ficando de costas para o oponente, flexiona uma perna, apoia as duas mãos no chão e ergue a outra perna descrevendo um semi-círculo no ar, retornando à posição inicial.



Armada
Movimento em que o indivíduo posiciona-se lateralmente, gira o tronco, elevando a perna que está atrás, fazendo um semicírculo no ar.


Martelo
Golpe traumatizante em que o indivíduo levanta a perna flexionada estendendo e chutando o rosto do adversário com o dorso do pé, tendo o pé de apoio e o tronco virados para o lado que a perna levantada chuta.